Três passos para a inovação no seu negócio

Na era da mudança e das respostas rápidas, empresas que não acompanham o contexto social, tendem a perder mercado.

No artigo anterior, falamos a respeito dos novos hábitos do consumidor, as prioridades na escolha de um produto ou serviço tem mudado e as relações entre empresa e sociedade tem se tornado cada vez mais humanizadas. A inovação então, deixa de ser diferencial e passa a ser a regra para permanecer na competição. Mas isso significa que é preciso ter ideias mirabolantes e todos os dias lançar um novo produto?

De acordo com Schumpeter, economista autor da teoria do desenvolvimento econômico:

“O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa. É o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.”
Schumpeter (1942) Ou seja, a inovação na maneira de produzir ou oferecer um produto/serviço é uma das grandes responsáveis por guiar a economia para fora da zona de conforto e despertar o mercado para novas formas de consumir. Ela se torna um processo inevitável protagonizado pela figura do empreendedor como cita Schumpeter e independe de grandes descobertas.

O exemplo simples de como o aluguel de Iphones por uma noite atende a um público que pagaria por status, mostra como as formas de consumo se reinventaram com o contexto social.

O exemplo do Iphone mostra que a inovação não precisa estar ligada a invenção de algo jamais visto, boa parte das grandes ideias surgem de soluções muitas vezes óbvias para necessidades ou desejos simples (como o desejo por status.) O “óbvio” e o “simples” aperfeiçoado a uma realidade, pode se tornar uma grande inovação em seu serviço, produto ou processo, vamos então aprender três dicas para desenvolver um olhar inovador.

1- Observe seu cliente.

Dentro da sua área de atuação, quais as possibilidades de consumo que agradariam seu público alvo? Se seu negócio tiver a proposta de valor bem definida, esta etapa será mais simples, analise o que você se propõe a oferecer e como pode oferecer.

2- Olhe o que está ao seu redor

De quais recursos você dispõe? capital social, tempo, contatos, pessoas que embarcariam em uma nova ideia com você. Um olhar atento sobre sua empresa pode te dar a chave para um ajuste que você não tinha percebido antes.

3- Se pergunte: o que poderia ser diferente?

O que é necessário para a gestão da mudança que você precisa? Agora que está ciente dos recursos disponíveis e da sua proposta de valor, junte sua equipe e crie um cenário. O cérebro humano é a máquina capaz da mais incrível das ferramentas: criar cenários que ainda não existem, idealize o seu negócio para ocupar a lacuna que o cliente precisa.
Agora você já pode mudar sua maneira de enxergar o seu empreendimento, não esqueça de incluir a sua equipe nisso, uma equipe engajada que contribui com ideias tornará a experiência de inovar ainda mais enriquecedora!

Novos Hábitos do consumidor em 2019

“Foi horrível! Já sentiu a dor de ser abandonado pelos seus clientes? não sei o que aconteceu, um dia eles estavam lá, de repente não estavam mais, foi desesperador!” Relato fictício de um empreendedor desatualizado. Quem não se atualiza, fica para trás! O clichê é bem vindo para falar dos novos hábitos do consumidor em 2019.

Um estudo qualitativo feito pela WGSN encomendado pela PeG identificou três grandes pilares que estão em pauta e devem ser considerados pelo consumidor a partir desse ano: sustentabilidade, diversidade e família.

A preferência por opções mais sustentáveis no dia a dia tem ganhado força, dados da pesquisa Panorama do Consumo consciente no Brasil publicada em 2018 pelo Instituto Akatu, diz que 38% das pessoas iniciaram o consumo sustentável, em 2012 a porcentagem era de 7% a menos ou seja, as pessoas passaram a agregar no mínimo cinco práticas sustentáveis no seu dia a dia.

Outro pilar muito considerado, principalmente para a geração millennials é a diversidade e respeito à diferença, que pode ser expressa na representatividade das minorias em campanhas publicitárias, na ideologia da empresa, em sua missão, visão, valores e na responsabilidade social.

Características que tem sido o diferencial na escolha de muitos consumidores.

O terceiro pilar identificado é a família, os pais estão buscando mais informações e conselhos na internet, pautas familiares, adoção e maternidade estão sendo mais discutidas, por isso atender às necessidades das famílias é mais um pré-requisito para alcançar o consumidor.

Se o seu produto ou serviço ainda não se adequou a essas e as novas tendências que virão, é importante fazer os ajustes e rever a proposta de valor, para evitar ficar na triste situação do senhor narrado no início do texto.