Reforma trabalhista: entenda os impactos das novas legislações

Muito se tem especulado sobre o programa de emprego “Verde e Amarelo”. A regulamentação prevê alterações para trabalhadores autônomos. Além disso, o governo de Jair Bolsonaro vem estudando algumas medidas para a contratação de jovens no mercado de trabalho. Sendo assim, o fundador da Cruz Consultoria e membro da Associação Brasileira de Consultores Empresariais (ABRACEM), Alex Cruz, faz uma análise sobre as principais mudanças na reforma trabalhista e seus impactos para 2020.

Para Cruz, as mudanças impostas juntamente às projeções para os próximos anos tendem a equilibrar a balança entre empresários e trabalhadores. Além disso, irá permitir uma maior empregabilidade à custa da diminuição de benefícios.

“A dificuldade para o empresário abrir novos postos de emprego antigamente era altíssima. A contratação de um empregado acabava custeando muito as empresas, impedindo a criação de novos postos de trabalho e fomentando o cenário de desemprego do país. Com as mudanças, não só os empresários se beneficiam, como todos os que estão à procura de um emprego”, explica o consultor de finanças.

Maior impacto na reforma trabalhista

De acordo com o especialista, o maior impacto da reforma trabalhista será em relação aos alvarás de funcionamento. “Ou seja, com a MP, atividades de baixo risco não precisarão dessas licenças para atuar, podendo ter seu negócio registrado em casa, por exemplo. A MP, contudo, diz ainda depender da legislação estadual para efetivar as medidas, podendo ocorrer muito em breve essa adaptação das cidades e estados”, elucida.

Cenário brasileiro

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cadeg), cerca de 948 mil postos de empregos formais foram criados entre janeiro e novembro de 2019. Ao total, o número representa um aumento de 2,47% na criação de empregos, quando comparado com 2018.


Matérias relacionadas:

https://www.canalsalvador.com.br/post/1555/variedades–especialista-analisa-novas-legislacoes-para-2020-.html

http://musicaemais.com.br/noticia/dicas/514-especialista-analisa-novas-legislacoes-para-2020

http://portaldigonews.blogspot.com/2020/01/especialista-analisa-novas-legislacoes.html

http://www.aldeianago.com.br/noticias-da-cidadania/23168-especialista-analisa-novas-legislacoes-para-2020