Como estamos treinando nossas equipes?

Gostaria de compartilhar uma reflexão do treinador Vince Lombadi:

“Chamam isso de treinar, mas é ensinar. A gente não apenas diz a eles que é assim, mas mostra porque é assim. E repete, repete, repete, até eles se convencerem – Até saberem.” O assunto parece muito simples, porém existem dois pontos que acredito que são importantes e gostaria de destacar:
Primeiro é sobre a repetição. Claro que é essencial entendermos os fundamentos, porém isso não é tudo. Como dizia o meu amigo Flávio Peralta “ninguém aprende a nadar apenas lendo um livro sobre natação.” Ou seja, além da parte técnica, precisamos colocar em prática o conhecimento para conseguirmos o aprendizado e a repetição disso nos levará próximo da perfeição.

O outro ponto importante é sobre o convencimento, pois quando falamos em ensinamento, principalmente para adultos, um dos principais pontos é que “depois de grande” geralmente aprendemos o que é do nosso interesse. Por isso, fica muito mais fácil conseguir passar o conhecimento quando a nossa equipe entende, e se convence que aquele modelo é o mais assertivo.

Quando questiono que se de fato estarmos treinando as nossas equipes, faço uma provocação sobre os modelos convencionais, onde costumamos apenas juntar a equipe em uma sala, passamos um monte de conteúdo e saímos confiantes que todos aprenderam e que no dia seguinte tudo vai mudar!

Como estamos convencendo a nossa equipe? Como acompanhamos a aplicação dos conhecimentos, em sua rotina de trabalho?
Pense nisso…
Alex Cruz.